A utilização da tecnologia na escola não constitui um objectivo em si mesmo: “Learning to use the computer should only be a secondary objective. Learning to communicate, to draw, to color, to share and take turns-those preschool goals should be primary and one way of learning them is to use the computer” (Pierce, 1994) Efectivamente, não se trata de ensinar os jovens a usar as TIC mas antes, de as pôr ao serviço do seu desenvolvimento educacional. Uma utilização correcta das novas tecnologias permite expandir, enriquecer, diferenciar, individualizar e implementar a globalidade dos objectivos curriculares. Portanto, as actividades desenvolvidas em torno da tecnologia devem ser encaradas como novas oportunidades educativas .
Ficam aqui dois exemplos de integração das TIC nas actividades curriculares, desenvolvidas na e com o apoio da BE. A primeira desenvolveu-se com uma turma de CEF, no âmbito da Segurança da Internet, em que os alunos participaram nas actividades promovidas pela SeguraNET no dia 9 de Fevereiro aquando do Dia Europeu da Internet Segura.
A segunda actividade desenvolvida teve como destinatários duas turmas de PIEF, que utilizam com frequência os recursos da BE nas suas actividades lectivas, e como tal houve necessidade de efectuar uma sessão de formação de utilizadores mais aprofundada, recorrendo ao uso/exploração do Catálogo on-line da BE.
Sem comentários:
Enviar um comentário